Como vender no mercado livre: caminho mais rápido

como vender no mercado livre

Para colocar os produtos da sua loja para vender no Mercado Livre, não precisa ser nenhum programador ou gênio da internet, com passos simples você pode colocar os seus produtos em uma dos maiores canais de venda online do mercado.


O Mercado Livre é uma plataforma que permite qualquer pessoa anunciar, comprar, vender e pagar qualquer produto na internet, sendo praticamente um “shopping virtual”.

Você deve está pensando:

Qual vantagem eu vou ter em vender meu produto em outra plataforma?

Além de conseguir fazer vendas para um público que ainda não compra na sua empresa, a plataforma ainda entrega um  processos de compra e venda simples, credibilidade com o público, alta demanda de produtos diversos, diversas possibilidades de pagamento, entre outras vantagens.

Aqui neste artigo você terá acesso ao passo-a-passo mais rápido de como vender no mercado livre:

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1. Entre na plataforma e crie sua conta

Você mesmo consegue abrir uma conta no Mercado livre, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site do Mercado livre ou baixe o aplicativo, disponível para Android e iOS;
  • Na página principal, clique em “Crie a sua conta” no canto superior direito do desktop.

Para criar sua conta se caso você deve informar: Nome / Sobrenome / E-mail, criar uma senha e clicar em cadastrar.

Se for pessoa jurídica você deve informar: CNPJ / Razão Social / E-mail, criar uma senha e clicar em cadastrar.

2. Escolha qual seu produto campeão de vendas

Após isso, entre na sua conta e clique na opção “Vender” que está no menu superior. 

Selecione quais são os melhores produtos para anunciar na sua loja no Mercado Livre. Lembre-se de escolher produtos que já tem uma venda significativa na sua loja, pesquisando também os mais vendidos na plataforma, pois isso aumenta a sua chance de ter um maior volume de vendas logo no início da sua jornada no Mercado Livre.

3. Crie uma headline forte para o seu produto

Headline é a primeira linha do texto, responsável por chamar a atenção do seu possível cliente para o seu produto. 

Você deve mostrar a qualidade do seu produto na plataforma, e trazer descrição de características próprias. Por exemplo: Camisa de algodão egípcio com mais de 5 mil fios marca Habbid.

Isso vai especificar o seu produto com um pouco mais de qualidade.

4. Escolha a sua categoria

Verifique se a categoria que você vai anunciar o seu produto se adequa ao que você está oferecendo. Caso não corresponda, selecione outra.

Se por acaso estiver com dúvida qual categoria seu produto se adapta melhor, olhe os produtos dos seus concorrentes.

5. Crie o seu anúncio.

Dependendo do tipo de produto que você for anunciar, pode fazer isso no catálogo, para aumentar seu posicionamento, ou na lista geral. As duas formas estão corretas.A recomendação é que, se você tiver a opção de anunciar no catálogo, aproveite essa oportunidade.

Se não tiver opção do catálogo, que dizer que todos os produtos semelhantes aos seus também não estão cadastrados no catálogo.

6. Coloque todas as informações do seu produto

Sua loja deve ter o maior número de detalhes possível no seu produto, quanto maior o número de detalhes maior a chance de vendas.
Aqui estão algumas dicas para melhorar a performance do seu produto na plataforma.

  • Adicione uma foto de qualidade: coloque uma foto mostrando todas as qualidades do seu produto, sempre com boa iluminação e uma câmera de qualidade.
  • Número de produtos disponíveis:Informe seu estoque disponível para o cliente, tem vezes que o cliente quer comprar mais de uma peça do seu produto. Ter a quantidade de estoque a mostra deixa o cliente confortável no número de produtos que ele quer.
  • Código universal do produto: este código é muito importante, pois nos permite identificar seu produto e pode te ajudar a anunciar de forma mais rápida. Certifique-se de informá-lo corretamente.

7. Não esqueça da sua ficha técnica.

Sua ficha técnica você deve informar todas as especificações do seu produto, para que a plataforma do Mercado Livre possa entender qual tipo de produto sua loja vende. Assim entregando o produto desejado para o cliente em potencial.

8. Informe o preço do seu produto

Informando o preço do seu produto para a plataforma do Mercado Livre, você vai receber detalhamentos de quanto sua loja gastou para enviar o produto ao cliente. Recebendo também relatórios sobre seus lucros na plataforma.

9. Escolha seu tipo de anúncio

Os anúncios têm diferentes formas de serem vistos, como por exemplo: Gratis, Clássico com exposição alta ou Premium com exposição máxima e parcelamento para os seus clientes.

Todos os anúncios no Mercado Livre são grátis, você só paga quando faz a sua venda.

Procure criar anúncios com frete grátis ou anúncios que possam chamar a atenção do cliente por algum outro benefício. Para isso,  você pode aprender a criar promoções que fazem brilhar os olhos dos seus clientes lendo este material que postamos no nosso anteriormente aqui no blog da AEX. 

 Sempre preste atenção nas orientações do mercado livre para evitar bloqueios dos seus anúncios e que seus anúncios não sejam removidos da plataforma.

Depois de ter seguido todas essas instruções agora é só aumentar a margem de lucros da sua loja. Essas instruções também são indicadas para aqueles que ainda não tem uma loja física e querem começar com vendas online.

Veja quais anúncios essas donas de loja utilizaram para alavancar suas vendas.

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