Se você já precisou limpar o estoque, atrair novos clientes ou oferecer alguma vantagem para os seus clientes já deve ter ficado na dúvida de como fazer uma promoção.
Apesar de funcionar como um imã que atrai a atenção de compradores, a promoção também pode funcionar como uma praga para falir negócios. infelizmente, uma boa parte dos donos de negócio acabam tomando prejuízo ao copiar promoções ou simplesmente sacrificando a sua margem para agradar clientes.
Por isso, neste artigo iremos te mostrar pontos cruciais para se prestar atenção na hora de criar uma promoção e ao fim entregar novas ideias de promoções para atrair novos clientes.
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Precisa atrair novos clientes para sua loja?
Erros mais comuns ao criar uma promoção
Quando falamos de promoção, existem erros que vão além do prejuízo. Se não tiver atenção para copiar ao montar a sua promoção você pode afastar clientes, estagnar o crescimento da sua empresa, viciar os seus clientes em descontos e até perder os seus fornecedores.
Por isso, vale ter muita atenção aos seguintes pontos:
- Oferta não é desconto: A oferta vai envolver os benefícios entregues junto com o produto e não o “quanto mais barato” ele vai estar. Lembre se do frete, tempo de entrega, brindes, serviços, vounchers, Combos e todos os benefícios que podem estar associados na oferta.
- Promoção tem prazo: A sua promoção precisa ter uma data para começar e uma data para acabar. Ela é uma condição especial, e manter essa condição sem data para acabar pode quebrar o seu negócio.
- Promoção tem motivo: Se a sua promoção não tem um motivo, os seus clientes ficarão viciados em comprar só quando houver desconto. Deixe claros que é queima de estoque, condição de natal, black friday, aniversário da chefe, comemoração de 1 ano de site… avise o motivo.
- Se ninguém ver, ninguém compra: Antes de achar que a sua promoção não atraiu novos clientes, certifique-se de que você fez a sua promoção chegar até eles. Um dos maiores erros é criar uma nova oferta e não divulgar. a sua oferta só foi testada se chegou a no mínimo 1000 pessoas.
Esses Pontos são fundamentais para que você não erre ao criar qualquer uma das promoções á seguir.
Precificação coletiva
Assim que você selecionar os produtos para fazer as promoções, abra enquetes nos stories do Instagram ou nos status do whatsapp com os possíveis preços ou benefícios que aquelas peças podem ter, e peça s seus clientes para votar.
Além de engajar os seus clientes, esta ação trará um senso de responsabilidade em quem votou para precificar.
“Eu escolhi o preço, eu tenho que comprar”
Ps: Não deixe os preços e benefícios abertos. Coloque opções que são possíveis para o seu negócio.
Estoura balão na Live Shop
A live shop é uma live de vendas feita no instagram ou facebook. Ela tem um grande potencial de vendas pois você consegue se comunicar diretamente com o seu cliente e dar benefícios exclusivos exatamente naquela hora.
- Escolha as peças que vai dar desconto.
- Escolha diversos benefícios e coloque dentro de balões.
Ex: Frete grátis, cupom de desconto, brindes e vounchers. - Avise a sua audiência que fará uma live para vender os produtos com desconto e irá estourar o balão para entregar benefícios exclusivos.
- Abra uma live
Conforme os clientes forem comprando você estoura o balão para entregar o benefício e já separa o produto para entrega durante a live. Foque no pagamento á vista por cartão ou pix, assim você não corre risco de ter inadimplentes.
Combos
Monte kits com preços especiais.
Além de aumentar o seu ticket médio de vendas, você consegue associar produtos mais vendidos com outros que tem menos saída, produtos de menor margem com produtos de maior margem.
Esse tipo de promoção é excelente para datas comemorativas, que pessoas compram para presentear. Pois, com os combos ou kits você livra a o seu possível cliente de pensar em montar um presente.
Se quiser saber mais sobre promoções de combos e kits basta clicar aqui e assistir um vídeo que publicamos no nosso instagram.
Compre e ganhe brinde
Entregar brindes sempre tem mais valor do que dar descontos. Enquanto o desconto desvaloriza o seu produto, o presente aumenta a percepção de valor e faz a pessoa se sentir especial.
Dessa forma, você pode criar brindes personalizados da sua marca ou simplesmente escolher produtos de menor preço para presentear as suas clientes.
Veja os exemplos:
- Nécessaire da sua marca
- Porta joias
- Compre colar e ganhe brincos
- Canecas
- Canetas
- Chaveiros que representem o nicho
- Mousepads
- Produtos digitais para complementar o uso do seu produto.
Até o estoque acabar
Limpar o estoque é uma das estratégias mais utilizadas por lojas físicas para vender em datas que não são comuns dar desconto.
Contudo, quando falamos de vendas online, precisamos fazer algumas adequações para que essa promoção funcione. Siga o passo-a-passo:
- Escolha as peças do estoque que deseja limpar
- Comunique a sua audiência dos benefícios que terão para comprar.
- Comunique quantas peçashá no estoque
- A medida que for vendendo faça uma contagem do estoque comunicando quantas peças faltam para esgotar.
- Faça isso até acabar.
Essa promoção poide ser feita no seu Story do instagram ou Status do Whatsapp, pois ela tem um grande potencial de engajamento pela prova social que ela gera.