Loja online: novas técnicas para atender melhor

Para muitos negócios, o atendimento funciona como a principal engrenagem do sistema, mesmo quando falamos do mundo online. Por isso, é importante sempre estar ligado em técnicas que te ajudam a atender melhor. 

À medida que as pessoas chegam até o canal de vendas, o atendimento tem o papel de gerar vínculo, converter vendas e prestar suporte. 

Devido ao volume de dados que lojas online conseguem registrar, esses sistemas passam por melhorias constantes, que tem reflexos nas conversões  e as tornam cada vez mais competitivas.

Porém, um melhoramento como esse, não é visto em lojas que utilizam o atendimento ao invés do site, fazendo com que essas empresas fiquem para trás.

Hoje iremos mostrar 3 técnicas para que você consiga melhorar o atendimento da sua loja online, sem utilizar nenhum aplicativo, sem CRM e sem investir em mais nada. Apenas utilizando o aplicativo de mensagens que já usa para atender os seus clientes.

Técnicas para melhorar o atendimento sem gastar nem 1 real.

Utilize Scripts

Scripts de atendimento são mensagens padrões para conduzir conversas.

Através dos scripts você consegue:

  • Reduzir tempo de atendimento – Como as mensagens já estão prontas para cada ocasião, basta copiar e colar para atender o seu cliente. 
  • Aumenta as vendas – Com uma mensagem pré-fabricada você consegue condensar em poucas linhas as respostas mais persuasivas possíveis para atender os seus possíveis clientes.  
  • Reduzir o seu trabalho – Você irá gastar mais tempo produzindo mensagens que sirvam para atender a maior parte do seus clientes do que pensando no que falar para cada um deles todo santo dia.

 

Comece formulando mensagens de: 

  1. Boas vindas – Recepcione as clientes e passe informações que são úteis para qualquer pessoa que deseja comprar da sua loja. 
  2. Oferta – Chame o cliente para realizar uma compra. 
  3. Apresentação de produto – Os clientes sempre pedem mais informações sobre produtos. Crie uma mensagem com todas as informações que são pertinentes a cada produto. 
  4. Resolução de objeções – Crie mensagens para solucionar cada uma das objeções que os seus clientes apresentam para realizar uma compra. 

 

Dessa forma, com esse arsenal  pré-fabricado, é só salvar essas mensagens em um bloco de notas e copiar e colar para atender os seus clientes.

Ps: mesmo que algumas mensagens necessitem de adaptações para serem utilizadas no atendimento, o fato de você já ter estabelecido a forma que aborda as clientes em cada ocasião já faz uma grande diferença. 

Registre motivos de recusa

Muitos donos de negócios se dispõem a pagar plataformas, renovar estoques, baixar preços, contratar influencers… E na maioria das vezes não estão dispostos a entender os seus clientes.

Sempre que um possível cliente chega ao seu canal de atendimento ele tem duas opções para sair desse canal, ou ele compra ou ele desiste da compra. 

Você está disposto a entender o seu cliente para começar a vender mais?

Então, basta começar a registrar em uma planilha do Excel os motivos pelos quais os seus possíveis clientes desistiram da compra. Assim, ao final do mês você pode fazer um levantamento dos motivos mais recorrentes e começar a resolver estes problemas. 

Os motivos de recusa mais comuns são: 

  • Preço do frete
  • Tempo de distribuição
  • Não ter o produto que a pessoa queria
  • Demora para resposta
  • Perca de interesse

Mescle os serviços com o produto

Seguindo na mesma linha de “entender o cliente”, você ainda pode colocar o seu conhecimento em jogo para gerar mais valor e direcionar o seu atendimento. 

Por exemplo, se alguém deseja comprar uma calça na sua loja, provavelmente ela tem uma ocasião para utilizar este produto. De tal forma, extrair essa informação é uma grande oportunidade para oferecer a melhor calça possível e ainda apresentar produtos complementares. 

Essa estratégia é tão poderosa que até bancos e grandes lojas começaram a criar avatares (personagens fictícios) para humanizar o atendimento e conseguir dar recomendações com mais pessoalidade. 

Como atrair mais clientes?

Se a sua loja online ainda recebe poucos clientes por dia, essa é uma excelente oportunidade para treinar o seu atendimento com mais calma. 

Contudo, se acredita que está no momento de começar a atrair mais clientes para os seus canais de vendas e  escalar o seu negócio, pode contar com a agência AEX. 

Clicando aqui você será direcionada para agendar uma reunião estratégica com um especialista AEX. 

Nessa reunião ele irá conhecer o seu negócio, traçar pontos fracos e te apresentar a melhor estratégia para fazer o seu negócio crescer no digital. E o melhor, tudo isso gratuitamente

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