Ter uma forte presença na internet não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação.
Dito isso, donos de negócios precisam conhecer e dominar certas ferramentas de marketing do Google, para que mais pessoas na rede tenham contato com os seus produtos ou serviços.
Quando o assunto é Internet, existem duas questões fundamentais. A primeira é a necessidade de captar clientes a um baixo custo, e a segunda é monitorar as intenções de compra do consumidor. Neste artigo, vamos explorar um pouco ambas as questões apresentando algumas ferramentas do Google que podem ser bastante úteis nesse sentido.
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Custo de Aquisição de Cliente
Também conhecido pela sigla CAC, o Custo de Aquisição de Cliente é uma métrica que possui a seguinte fórmula:
CAC = soma dos investimentos/clientes adquiridos
Suponha que a sua empresa investiu 1000 reais e obteve 20 novos clientes. Logo, o CAC será a divisão de 1000 por 20, resultando em 50 reais.
Vale destacar que muitas variáveis entram neste cálculo. Além do investimento em anúncios, também são considerados a capacitação do time, salários, comissões e uso de softwares, variando conforme o negócio.
A frequência de cálculo do CAC também é importante. O empresário pode fazer de forma anual, semestral ou mensal, mas tudo vai depender dos seus objetivos e do quanto está disposto a investir. A experiência prática já mostrou que o CAC de fidelizar clientes é mais baixo do que o de captar novos.
Em outras palavras, quem já comprou uma vez conhece melhor o negócio, bastando um contato mais direto em uma próxima abordagem de venda. Quem nunca comprou precisa, muitas vezes, passar por várias etapas antes de fechar uma compra, implicando em um tempo e um custo maiores.
Monitoramento das intenções de compra
Podemos dizer que o monitoramento das intenções de compra anda de mãos dadas com o CAC. Fazer esse processo manualmente é praticamente impossível, pois há uma infinidade de dados a serem analisados.
Dito isso, o empresário deve contar com softwares e ferramentas capazes de automatizar rotinas e realizar um intercâmbio de dados entre eles. Em outras palavras, de nada adianta ter vários programas que não "conversam" entre si, pois a falta de integração entre eles causa perda de tempo na consulta de informações sobre as intenções de compra de consumidor.
Ferramentas de marketing do Google
Para quem pretende começar a atuar na internet, o Google Meu Negócio é uma excelente opção. Com ele, é possível cadastrar o negócio e torná-lo visível para as pessoas, de modo que elas podem fazer avaliações sobre o produto ou serviço prestado.
Muito provavelmente, você já deve ter visto algum lugar avaliado no Google Meu Negócio.
Em um restaurante, por exemplo, se as notas dos clientes foram altas, é um grande indicativo de que o estabelecimento é de qualidade.
Para aumentar a chance de receber boas pontuações, é essencial colocar o máximo de informações sobre o negócio.
Além de endereço e telefone, é importante também inserir formas de pagamento e fotos, sendo estas nítidas e atualizadas com frequência.
Outras ferramentas bastante úteis do Google para donos de negócios são:
- Google Trends: mostra o volume de busca para um determinado termo, considerando localização e período;
- Google Analytics: apresenta uma série de informações referentes às interações do público em um site, bem como suas intenções de compra;
- Blogger: ferramenta que permite a criação de blogs, principalmente por pessoas com pouco conhecimento em programação.
Viu como é importante conhecer e dominar as ferramentas de marketing do Google?
Com elas, as chances de o seu negócio crescer e se destacar na internet aumentam bastante, fidelizando clientes e elevando o seu nível de competitividade.
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