Como vender no instagram: Funil de vendas completo

como vender no instagram

Você sabe como vender pelo Instagram? Se não sabe, aqui vamos te passar os principais formas de criar um funil de vendas no Instagram, capaz de atrair, engajar e vender para uma mesma pessoa mais de uma vez. 

O seu Instagram pode ser o seu principal funil de vendas orgânico, desde que você o configure para o sucesso com uma sólida estratégia de marketing digital da sua empresa. Com as etapas certas do funil de vendas seus potenciais clientes terão motivos para iniciar uma compra pelo seu instagram.

A visualização que você precisa ter sobre o funil de vendas deve ser como um triângulo invertido da jornada do cliente na hora de comprar, criando retenção do cliente dentro da sua conta e fidelidade de sempre comprar o seu produto. Seu funil não pode terminar após a compra do cliente, depois da conversão de compra seu funil de vendas se abre novamente para uma nova compra.

Aqui está um passo a passo de como vender no instagram através de um funil de vendas: 

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Topo de funil no Instagram

Topo de funil no Instagram

Aqui você cria interesse, entretenimento ou motivação. Isso serve para atrair pessoas que estão passeando pela rede social. 

Nesta fase, seu conteúdo precisa ter:

  • Capturar a atenção
  • Ganhar seguidores
  • Faça as pessoas conhecerem seus produtos
  • Forneça valor e educação (não peça uma venda)

Nesta etapa as pessoas conhecem a sua empresa. 

Meio do funil no Instagram

Meio de funil no Instagram

Nesta etapa você vai desenvolver ou desejo ou a necessidade das pessoas de terem o seu produto.

Assim, nesta fase, seu conteúdo precisa:

  • Mostrar às pessoas como seu produto é a resposta para o problema delas
  • Mostrar como você é diferente da concorrência
  • Fazer as pessoas pensarem em comprar de você
  • Mostrar benefícios, sem necessariamente chamar para comprar.

Fundo de funil no Instagram

Nesta etapa a sua função é despertar a ação do possível cliente.

Nesta fase, seu conteúdo precisa:

  • Mostrar condições para compra.
  • Fazer ofertas
  • Chamar o cliente a tomar uma ação de compra
  • Mostrar depoimentos de pessoas que se deram bem comprando de você.

Como montar um funil de conteúdo no instagram:

O que você aprendeu agora foi visualizar cada etapa de um funil, que é fundamental para entender como vender no instagram.

Agora, você irá ter acesso a um passo-a-passo de 5 passos simples para colocar o funil que te apresentamos em prática.

1. Crie reels e anúncios para o reconhecimento da sua marca

Usar os reels vai ser maneira mais fácil de aumentar organicamente sua conta do Instagram. Pesquisas mostram que, 9 em cada 10 usuários do Instagram assistem Reels diariamente. Os reels também são sua melhor chance de conseguir uma boa posição na página de explorar na plataforma, uma estratégia infalível para aumentar seu número de seguidores.

Nesse primeiro momento seu público vai estar no momento de consciência sobre o seu produto. Anuncie os reels que conseguirem o melhor engajamento para levar mais pessoas até sua página. Com anúncios pagos sua conta pode ganhar até 40% mais publico com muita rapidez. 

2. Crie Stories para seu público

 O que movimenta o Instagram são os  Stories. Essa ferramenta de publicação é o lugar perfeito para envolver seu público que está chegando a partir dos reels com conteúdo informativo sobre o seu produto. 

Você deve postar para os usuários novos que chegam na sua página, seu dia a dia da empresa, o que você vende, quem são seus funcionários, como seu produto é fabricado, vantagens que seu produto oferece para o cliente e assim por diante.

Você deve fazer com que seu social media fale com seu público diariamente ou mantendo o número de 10 Stories diários apresentando conteúdo pré-fabricado ou compartilhando provas sociais dos seus clientes.

Aqui é o estágio que o cliente começa a gostar começa a gostar da sua marca, criando interesse pelo produto.

3. Mostre como seu produto pode resolver o problema do seu cliente

Mostre ao seu público como seu produto é a solução para o problema dele. Crie uma sequência de vídeos pelos Reels e TikTok mostrando todas as qualidades do seu produto, evidenciando como aquele produto é que o cliente precisa naquele momento.

Use também uma chamada para a ação dentro do vídeo, chamando para a legenda, mostrando ainda mais qualidades do seu produto, gere desejo pelo seu produto e deixe o cliente com “água na boca”.

Aqui o seu cliente está criando desejo pelo seu produto, vontade de comprar e ter aquele produto para resolver o problema que ele está sofrendo.

4. Mostre seu cliente onde ele pode comprar seu produto

Crie sua loja no instagram shopping com todos os seus produtos campeões de vendas  ou deixe um número de vendas no WhatsApp. Após instigar o desejo, seu cliente vai criar vontade de comprar o seu produto. Por isso, você deve deixar o seu canal de vendas de fácil acesso ao seu cliente. 

Mostre também o link do seu site em seus Stories diariamente, use sempre a criação de desejo e depois mostre o cliente onde comprar. Loja do instagram, bio com link da sua loja, e links nos stories são as melhores formas de deixar seu cliente pronto para compra.

Aqui seu funil já está no estágio de ação,  onde seu cliente já está pronto para fazer a compra do seu produto.

5. Faça um pós vendas que gere mais vendas

Após a venda para os clientes conquiste provas sociais deles. Ofereça descontos ou benefícios para quem enviar feedbacks das compras.

Mostre para os clientes que estão chegando na sua página da plataforma como o seu produto ajudou a resolver o problemas de várias pessoas iguais a ela, crie familiaridade de qualidade do seu produto.

Use prints nos Stories de feedbacks positivos criando credibilidade da sua marca.


Após chegar no seu final de funil, recomece novamente do meio do funil até o final constantemente. Sempre que uma nova coleção de produtos chegar em sua loja comece o funil novamente do início, usando todas as estratégias com muita calma e sabedoria.

Crie também estratégias de e-mail marketing após o final do funil mostrando produtos semelhantes ao que seu cliente fez a compra, visando criações de funis em todas as áreas de vendas da sua empresa. 

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