Você sabia que a fila é um poderosíssimo mecanismo de vendas? E com isso, pode ser usada para aumentar vendas na loja online.
Mesmo sendo abominada por clientes, ela serve como prova social, e pode trazer mais pessoas até o seu negócio.
E por muito tempo essa estratégia foi utilizada para lotar a porta de lojas físicas.
Seja no shopping, nas ruas ou até mesmo na sua loja online, a fila cumpre o importante papel de criar tensão nas pessoas que esperam pela oferta, deixando-as mais propensas a tomar uma decisão de compra.
Além disso, as pessoas presentes em uma fila tem a consciência de uma disputa interna para agarrar aquela oportunidade limitada de compra. O que torna a venda ainda mais fácil.
Dessa forma, com uma estratégia tão poderosa, não saber formar filas na sua loja online é o mesmo que “deixar dinheiro na mesa”.
Como criar filas e aumentar as vendas na loja online?
Para que você entenda melhor, vamos substituir o termo “fila” por “listas”.
Assim, através delas é possível criar “filas de espera” (listas de espera) com cada vez mais pessoas interessadas nas suas ofertas. E o melhor de tudo:
- Sem limite de pessoas.
- De forma vitalícia – As pessoas podem receber mais de uma oferta na mesma lista, sem que você precisa á formar novamente.
- Com dados – Atraves de determinadas tags é possível separar filtrar a lista e criar ofertas mais personalizadas.
E para criar essas listas, basta seguir os seguintes passos.
1- Crie uma oferta exclusiva
Para montar uma lista você precisa fisgar o seu cliente com uma boa isca.
E sendo bem claro, certamente as pessoas só aceitam entrar em uma fila ou em uma lista para resgatar algum benefício. Seja ele uma oferta, um produto em estoque limitado ou uma liberação de bônus.
Neste contexto, caso queira ter algumas inspirações de algumas ofertas que o seu negócio pode fazer, fizemos alguns posts com os modelos de oferta que mais vendem:
Para isso, basta clicar em um dos posts para acessar os modelos de ofertas mais famosos do mercado.
2- Defina uma escassez
Para acelerar a adesão das pessoas a lista, você pode adicionar algum mecanismo de escassez.
Isso vai fazer com que a sua oferta se transforme em uma oportunidade.
A oferta pode ser adquirida sempre que a pessoa desejar. Mas uma oportunidade só estará presente por um tempo determinado, e o seu possível cliente estará disposto a correr atrás.
Defina a escassez colocando um limite no:
- Número de pedidos
- Tempo de oferta
- Limite de estoque
3- Comunique a sua audiência
Ninguém nunca entrará na sua lista se você não os convidar.
E para que as pessoas entre, você precisa comunicar a oferta (com todos os detalhes) aos possíveis clientes.
Utilize grupos de WhatsApp, redes sociais, anúncios online, divulgações com influêncer e marketing boca a boca para fazer as suas ofertas chegar á mais pessoas.
Se a sua empresa ainda tem dificuldade de fazer as ofertas chegarem á novos clientes, solicite uma hora de reunião estratégica gratuita com o consultor da AEX clicando aqui.
4- Faça chamada para ação
Depois de acertar na oferta, comunique o que a pessoa deve fazer para ter acesso:
“Clique em saiba mais para entrar na lista de espera”
“Deixe seus dados no link da bio para ser avisado”
“Entre no grupo do WhatsApp onde iremos liberar a promoção”
Uma chamada para bem feita vai te garantir que você não juntou 10 litros de leite para chutar o balde.
Com isso você já tem a sua fila formada!
Para abrir a porta do seu e-commerce basta soltar a promoção e comunicar as pessoas que se inscreveram na lista.