Como posso fornecer continuamente conteúdo interessante, envolvente e relevante para meus clientes atuais e potenciais? Essa questão costuma incomodar os donos de comércios digitais, e pode ser resolvida com o Calendário de postagens.
Mesmo quando a empresa inclui um social media com experiência de criação constante de novos conteúdos relevantes, pode parecer uma tarefa desafiadora toda vez que uma ferramenta como o instagram, facebook, tiktok, youtube ou linkedIn se atualiza. Um calendário de postagns pode ser a solução que você procura.
As empresas tendem a ser desafiadas a criar e compartilhar mais conteúdo, mas a escassez de tempo e falta de organização causa muitos erros. Especialmente as empresas que lidam com produtos de venda física, muitas vezes podem ter dificuldades para realizar todo o conteúdo planejado.
No entanto, o problema nem sempre é a quantidade de conteúdo a ser criado, mas sim os horários de execução dos conteúdos
Assim, o calendário de postagens pode ser visto como uma maneira fácil de combater esse problema e aproveitar ao máximo as vendas de forma orgânica.
Ao implementar este método em seu processo de planejamento, você terá que gastar menos tempo imaginando o que escrever e, em vez disso, se concentrar na própria criação. Reunimos 5 dicas para ajudá-lo a começar a criar sua própria organização:
1. Prazo
Você precisará determinar com que antecedência qual conteúdo será postado. É comum que as empresas planejem o conteúdo ao longo do mês, trimestre ou ano.
Pode até parecer fácil produzir conteúdo durante esse tempo todo, mas planejando isso com antecedência, você consegue tempo suficiente para pesquisar e desenvolver conteúdo detalhado.
2. Funil de postagens
Especifique sempre quais são os seus funis de postagem e para quem o seu conteúdo será exibido dentro do blog ou mídia social.
Seu funil pode ajudá-lo a distribuir seu conteúdo de forma mais consistente e uniforme entre seu público, permitindo que você mantenha um contato mais próximo do assunto postado por você.
Você também saberá adaptar seu conteúdo a cada canal de marketing. Não se esqueça de incluir todos os diferentes canais que sua empresa usa, incluindo:
- Conteúdo de blogs e sites
- Canais de mídia social
- Envios de e-mail
- Mensagens via Whatsapp
- Telegram
3. Conteúdos semelhantes
Mapeie todos os conteúdos interessantes que se conectem com o público específico da sua empresa. Tente prestar atenção às questões que sejam úteis para o seu público e consistentes com a mensagem da sua marca.
Você pode usar a barra de pesquisa do instagram para encontrar conteúdos em potencial para o seu calendário. Insira suas palavras-chave de destino na ferramenta e ela retornará tópicos populares e que você pode transformar em postagens de blog ou mídia social.
Produz conteúdo mas não consegue vender pelo instagram?
4. Datas especiais
Se planeje sempre para a chegada de feriados ou eventos nacionais.
Você não precisa criar conteúdo sobre cada feriado ou evento que acontece no Brasil, mas é sempre bom programar postagens sobre esses eventos para engajamento com seu público
Certifique-se sempre de anotar:
- Feriados nacionais
- Temporadas de pico de compra
- Eventos como Rock in Rio ou Copa do mundo
- Black Friday ou novembro Black
- Aniversário da loja
- Queimão de estoque de janeiro
5. Cronograma diário
Com que frequência você faz postagem de conteúdo?
Sua frequência deve ser suficiente para manter seu público engajado, mas lembre-se de deixar pelo menos 24 horas de descanso. Atribua a cada postagem uma data e hora de publicação.
Você ainda pode usar seu calendário de conteúdo para acompanhar em qual horário a postagem está sendo melhor aceita pelo seu público. Assim, você consegue revisar rapidamente com sua equipe a qualidade do conteúdo postado.
Se você é novo nas redes sociais é comum publicar um punhado de peças de conteúdo todo mês sem nenhum engajamento. À medida que você cresce como empresa, sua produção de conteúdo também deve aumentar, causando mais engajamento do seu público com suas postagens.
Experimente esses exemplos de como fazer um calendário de conteúdo para começar a criar suas postagens hoje!
Depois de personalizar seu calendário de acordo com as necessidades da sua empresa, certifique-se de mantê-lo atualizado diariamente.
Com esforço e dedicação, você pode ver um efeito positivo no crescimento e engajamento de seu público.
[Bônus] Como ganhar seguidores
Caso tenha gostado desse material, ainda pode acompanhar um conteúdo extra que anexamos para você em nosso instagram.
Criamos um carrossel explicando o passo-a-passo para atrair seguidores reais e com potencial de compra para o perfil do instagram da sua empresa. Este conteúdo está sensacional e já ajudou diversos parceiros a dar confiabilidade para o perfil do seus negócios.