Quando se trata de negócios (principalmente online), ter uma lista de clientes se torna uma das formas mais eficazes de de manter a loja viva. Isso porque, uma empresa vive de clientes, e essa lista pode se tornar aquele sustento para toda sua estrutura de negócio.
Nesta postagem do blog, vamos te ensinar como criar uma lista de clientes. Para isso, fizemos uma vasta pesquisa em materiais acadêmicos, páginas da internet e uma base de mais de 300 atendidas pela agência AEX, levantando não apenas como montar uma lista, também iremos mostrar como manter sua lista de clientes sempre atualizada, quente e com clientes que compram.
Criar uma lista de clientes é um uma ação tão importante que há anos grandes empresas já adotam esta estratégia. A título de exemplo, a Apple foi uma empresa que usou a lançamento do ipod de maneira limitada para captar uma imensa lista de clientes interessados e estimar a demanda de produção. A estrtégia foi um sucesso tão grande que a empresa segue fazendo o mesmo até hoje, com a mesma estrutura: Faz o lançamento do novo iphone, poucas pessoas conseguem garantir, muitas pessoas ficam interessadas e se inscrevem em uma lista, o iphone é vendido para essas pessoas, novos produtos são vendidos para a mesma lista.
Mas calma! Necessariamente você não vai precisar fazer um super lançamento para criar uma lista de clientes, vamos te mostrar como criar essa lista da forma mais simples e rápida possível.
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Colete dados para criar a lista de clientes
Crie uma planilha no Excel e comece a registrar os dados das pessoas. Por muitas vezes plataformas como WhatsApp, seus contatos ou até o e-mail marketing podem bugar e excluir dados, te fazendo perder as informações de clientes que você gastou tempo e dinheiro para adquirir. Por isso, registre tudo em uma planilha do Excel e faça backups de mês em mês.
Colete informações como;
- Nome (básico)
- WhatsApp ((básico)
- E-mail (básico)
- Região (Pro)
- Status: interessado ou comprador (Pro)
- De onde veio: Anúncios, indicação, insta (Pro)
Os níveis Básico e Pro representam as informações que você pode captar caso esteja menos ou mais emprenhado ao montar a sua lista.
Existem algumas maneiras fáceis de criar uma lista de clientes para sua empresa. A primeira maneira é, apenas pedindo as pessoas que já compraram de você o e-mail, Whatsapp, número de telefone.
Comece a montar a sua lista de clientes com o que tem hoje
Existem algumas maneiras fáceis de criar uma lista de clientes para sua empresa. A primeira maneira é apenas pedir ao seu cliente o e-mail, Whatsapp, número de telefone.
Nesse processo, pode ocorrer dos seus clientes serem resistentes a passarem os dados. Contudo, basta explicar que está criando uma lista dos melhores clientes para enviar ofertas em primeira mão ou dar algum benefício como cupom de 20% de desconto na próxima compra. Assim, será mais fácil convencer eles a passarem os dados para entrar em sua lista.
Como atrair clientes para sua lista
Dando benefícios na lista
Além disso, você pode começar a atrair pessoas que querem participar de uma lista mesmo que elas nunca tenham comprado na sua loja. Para isso você deve comunicar algum benefício exclusivo de estar nesta lista.
Veja alguns exemplos de benefícios de listas:
- Clube de Descontos: Crie um clube de descontos para o cliente sentir uma vantagem.
- Programa de pontos: Dar pontos de vantagens também é uma ótima forma de mostrar uma ganho para o cliente.
- Cartão fidelidade: Se os seus produtos forem de necessidade básica e compra recorrente, esta estratégia tende a funcionar muito bem.
- Ofertas Exclusivas ponta de estoque: Os integrantes da sua lista de contatos irá receber as ofertas da ponta de estoque antes dos demais.
Criando ofertas de porta de entrada
Outra maneira, pouco conhecida para captar clientes para sua lista é criando ofertas de porta de entrada. Com essas ofertas você consegue obter um pequeno lucro a medida que capta contatos para vender produtos de ticket mais alto.
Os passos são simples:
- Crie uma oferta onde a sua margem é menor para que as pessoas vejam um grande benefício na primeira compra.
- Reúna os dados de todos os compradores dessa super oferta.
- Invista em mecanismos de remarketing para vender produtos de ticket mais alto e que você tem uma melhor margem, para essas mesmas pessoas
Esse modelo de oferta é muito utilizada em funis de vendas americanos e é pouquíssimo conhecido por donos de negócios do Brasil.
Capturando leads na entrada do site
Uma outra maneira perfeita de coletar informações sobre seus clientes é usar um formulário de captura de leads logo na entrada do seu site. Este formulário pode ser usado para coletar informações como as do tópico acima, com um cupom de desconto logo na entrada do site. Parece muito simples mais essa tática sempre funciona
Você também pode criar formulários na loja física entregando alguns cupons de descontos em eventos ou shoppings. Isso também pode ajudar a entender que tipo de conteúdo é mais atraente para o seu público.
Captando clientes nas redes sociais
A mídia digital também é um ótimo exemplo sobre como se pode criar uma lista de clientes . Seguidores são uma lista de clientes sem precedentes, mas como conseguir uma lista de clientes em redes sociais? Esse blog que você está lendo nesse momento é um exemplo de como criar uma lista de clientes, o Instagram com postagens de storys e reels podem criar também uma lista de clientes fiéis, por último mas não menos importante o Whatsapp criando grupos vips e listas de transmissão.
Atualize sua lista de clientes
Após coletar informações válidas de seus clientes, é importante manter sua lista atualizada. Você deve adicionar novos clientes à medida que eles fazem compras e também remover pessoas de sua lista de clientes que não estão comprando mais.
Para isso, você precisa analisar o período de recompra do seu nicho e o quanto aquilo influencia na decisão do seu cliente.
Pense comigo, se uma pessoa não é cliente, quantas mensagens de remarketing ela precisa receber para comprar? Em quanto tempo?
Se essa pessoa já comprou de mim, em quanto tempo ela voltará a comprar?
Provavelmente, essas perguntas te ajudarão a fazer uma limpeza de base e monitorar o quanto a sua lista está se mantendo quente. Dessa forma, você garante que, não gaste tempo nem dinheiro com clientes que não consomem mais seus produtos!
Criação de uma lista de clientes para o seu negócio é uma etapa essencial para aumentar as vendas da sua loja online ou física.
Usando esses métodos descritos por nosso blog acima, você agora sabe como coletar os dados da sua clientela, tornando uma marca mais forte com vários clientes prontos para o seu remarketing. Isso permitirá que você comercialize efetivamente para seu público e aumente as vendas!
Veja quais anúncios essas donas de loja utilizaram para alavancar suas vendas.
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