Margem de lucro alta! Como precificar meu produto

Margem de lucro alta! Como precificar meu produto

Ter uma margem de lucro alta! como precificar meu produto e uma duvida que muitos empresários tem, nesse artigo vamos te ensinar como fazer isso de forma simples.

Primeiramente precificar um produto é uma coisa primordial de quando se abre um negócio, o processo envolve muitos erros e acertos. Não tem importância qual o tipo de produto que você vende, como você cobra dos clientes determina em grande parte o sucesso ou o fracasso do seu negócio.

Desde já e sempre bom ter uma  estratégia de precificação dos produtos com algumas vantagens e desvantagens. O preço dos seus produtos devem descobrir as melhores condições para o cliente. Além de baixar os preços, você também precisa diminuir o custo para que as coisas se equilibrem. Dessa mesma forma, os preços devem impulsionar as vendas para que o lançamento do produto seja bem-sucedido.

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Qual o momento para alinhar a estratégia de mercado?

A principio o preço do produto deve ser alinhado antes da entrada dele no mercado. Assim como no Caso de definição, com um preço baixo para atingir mais vendas por quantidade, subir o preço do mesmo depois de alguns meses seria um problema grave. A mesma temática se usaria com produtos definidos com valor alto.

Além disso a sua empresa também não deve definir um preço de um produto e nunca mais mudá- lo. Você deve reavaliar os custos do produto constantemente . Caso você reduza seus custos por meio de economias de escala, poderá cobrar um preço mais baixo ou aumentar o preço do produto para aumentar sua lucratividade.

Dessa forma sempre olhando números referentes à inflação ou recessão do mercado, mudando o custo do seu produto referente a essas duas variações na economia.

E se caso minha empresa não precificar o produto certo?

De antemão sua empresa de forma nenhuma pode precificar um produto de forma errada. Em caso de sua loja cobrar muito caro pelo seu produto, os clientes podem sentir que foram lesados assim perdendo muitas vendas. Da mesma forma se você cobrar um preço muito barato, isso vai gerar impacto na percepção de marca da sua empresa.

Sobre o mesmo ponto de vista, buscar equilíbrio entre esses dois fatores vai causar a precificação perfeita entre os seus produtos. Além disso aqui vão algumas dicas de como não errar na precificação dos produtos de sua empresa.

1. Calcular os custos variáveis

A principio esses custos nunca ficam estáticos mês após mês, eles sempre vão mudar a cada produto que  sua empresa vende. Além disso você precisa ter uma compreensão profunda dos custos de mão-de-obra, despesas gerais e matérias-primas necessárias para produzir seus produtos. Portanto ao calcular quantos produtos você pode produzir com essas considerações em sua mente, pode calcular o custo dos produtos mais vendidos.

Aqui um exemplo de como calcular o custo variável por produto:

  • Custo das mercadorias vendidas R$ 4,00 por unidade
  • Tempo de produção R$ 10 por unidade
  • Embalagem R$ 4,50 por unidade
  • Cartazes de promoções  R$ 5,50 por unidade
  • Frete R$ 4,00 a unidade
  • Custo total R$ 28,00 por unidade

     

Por fim esse tipo de conta pode parecer óbvia, mas ao definir o preço para seus produtos, você deve cobrir os custos variáveis sobre o seu produto sempre.

2. Calcule os seus custos fixos

Em seguida do conjunto com os custos variáveis existem os custos fixos, todos têm seus custos fixos que não mudam com base no seu volume de vendas. Dessa forma a sua empresa terá o mesmo custo fixo se vender 500 produtos ou 600.000 produtos. Essas despesas são indispensáveis para que o seu negócio cubra os preços e vendas de seus produtos.

Muitos donos de empresas se perguntam como fazer os custos fixos se adequarem aos  seus preços por unidade. Você pode usar uma calculadora ou planilha de ponto de equilíbrio para calcular os custos totais variáveis ​​e fixos e, em seguida, dividi-los pelo volume de preços projetados. Seu preço precisará exceder esse valor para você empatar.

Assim sendo nunca se esqueça custos como: Aluguel, salário de funcionários, conta de luz e água entre outros custos fixos da sua empresa.

3. Crie um calculadora de preços do seu produto

Primeiramente aqui você tem que aprender a precificar o seu produto para obter lucro começa com o cálculo de suas despesas. Para simplificar sua estratégia de preços, você deve criar uma calculadora de preços do seu produto .

Existem algumas calculadoras de preços gratuitas disponíveis na internet. Escolha sua calculadora de preço sempre olhando a estratégia escolhida por sua empresa. Você apenas insere os custos das suas despesas e o valor já sai somado, pronto só para você adicionar o seu lucro sobre o produto.

Sempre indicamos que o lucro da empresa seja de 100% sobre o valor do produto produzido, quando a estratégia é de ganhar por quantidade esse valor deve ser no mínimo de 50%.

Aqui vão alguns tópicos que também devem ser avaliados antes da precificação dos seus produtos.

*Avalie o preço da sua concorrência

O preço do seu produto pode ser baseado no preço do seu concorrente, pesquise os preços dos seus concorrentes para uma melhor avaliação de como seu produto deve ser precificado. Visto que você precisar avaliar sua concorrência entrar em plataformas como mercado livre pode ser uma ótima forma de avaliar a concorrência.

*Procure sua margem de lucro pretendida

A melhor forma de calcular os preços dos produtos e pela margem de lucro desejada por você, sua estratégia deve ser criada pela qualidade dos produtos vendidos na sua loja. Produtos de baixa qualidade, margem de lucro baixa, produtos de alta qualidade, margem de lucro alta. Além disso aprenda a calcular o seu frete, caso não saiba clique aqui e leia o artigo que fizemos especialmente para você.

Seguindo esses simples passos de precificação de produtos você estará cuidando da saúde de sua empresa, colocando cada custo e despesa no valor do seu produto. Isso vai te ajudar a ter um lucro maior sobre o produto vendido.

Crie também uma estratégia de precificação do produto, sempre pensando na forma de como a sua empresa quer vender o produto, por quantidade ou por qualidade. Procurando o lado que se encaixa mais com a sua personalidade de vendas, criando a precificação necessária para sempre obter lucro nos seus produtos.

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