Todas as empresas hoje precisam de visibilidade local e o google meu negocio é a melhor opção grátis para isso. Contudo, a maioria das empresas realizam otimizações apenas nos sites e nos anúncios do google, se esquecendo do potencial do google meu negocio.
Atualmente, mais de 160 milhões de usuário pesquisam no Google diariamente, e em uma dessas pesquisas o seu negócio pode ser mostrado como solução. É simples, ter o seu negócio sendo mostrado nas primeiras colocações do google é o mesmo que ter um ponto comercial na rua mais movimentada da sua cidade.
Por esse motivo, viemos aqui te mostrar 10 dicas para fazer sua empresa aparecer nas primeiras páginas de pesquisa.
1 - Perfil comercial do google meu negocio
Caso você não tenha um perfil na plataforma, o primeiro passo é realizar o seu cadastro. Mas não se esqueça que uma conta comercial no google tem diferença do google meu negocio.
O último é usado para obter acesso e otimizar o primeiro, então as dicas desse artigo só funcionarão para sua empresa se tiver uma conta criada no google meu negócio.
Para entrar ou se cadastrar basta clicar aqui.
Ps: talvez você nem saiba que tem o perfil da sua empresa criado, mas o google pode criar automaticamente e atribuir ao seu e-mail ou da sua empresa (desde que ele seja do gmail).
2 - Faça a conclusão de todas as etapas da plataforma
Sua conta vai conseguir mais acessos e cliques se completar todas as ações que a plataforma exige. Pois, isso permite que a plataforma te leve á mais pessoas e que essas pessoas tenham todas as dúvidas sobre o seu negócio respondidas.
Dessa forma. por se tratar de muitas informações a serem fornecidas, separamos a ordem de preenchimento que você deve priorizar.
Estes aspectos do seu perfil devem ser concluídos imediatamente:
- Nome
- Endereço
- Telefone
- Local na rede Internet (site)
- Horário em que está aberto
Essas seções levam um pouco mais de tempo e reflexão:
- Categoria e Atributos
- Produtos e serviços do negócio
- Perguntas e respostas (consultas geradas pelo proprietário)
Estas seções estão em devem ser feitas com constância e mais de uma vez:
- Postagens
- Avaliações
Deseja atrair mais clientes e começar a vender na internet?
3 - Melhore as informação de contato no google meu negocio
Siga estas etapas para otimizar as informações de contato na plataforma:
- Use um nome idêntico que você usa no seu negócios, se ele chama “juliana cosméticos” o nome na plataforma deve ser o mesmo.
- Olhe sempre se o nome e endereço da sua empresa estão compatíveis com os outros endereços fornecidos nas outras plataformas.
- Indique perfeitamente horários de funcionamento, dias de férias e feriados, isso é muito importante para o cliente saber o dia que deve ir em sua empresa.
4 - Descreva sua empresa com detalhes
Descrever sua empresa com detalhes é importantíssimo para o andamento do seu negócio na plataforma.
A descrição que você pode controlar está na seção “editar perfil”.
Para otimizar a seção “da empresa” do seu perfil comercial do Google:
- Use todos os 750 caracteres, com informações importantes nos primeiros 250 caracteres.
- Reutilize o conteúdo de sua página.
- Use palavras-chave que seu público usa para encontrar empresas como a sua.
- Não repita nenhuma informação já visível nas outras seções do seu perfil. Use este espaço para falar sobre o que o diferencia dos concorrentes e o que os clientes mais gostam no seu negócio.
- Não inclua links ou HTML.
5 - Escolha a categoria da sua empresa
Esse tópico é essencial para otimizar sua empresa na plataforma, porque até 84% das pessoas que fazem pesquisas na plataforma se originam das pesquisas por categoria.
Destaques os recursos específicos da sua empresa para que a procura dos clientes seja facilitada e o Google possa tornar a sua conta mais eficaz e atraente para quem acessa.
6 - Aplique todos os atributos
Após escolher uma categoria o Google te fornecerá uma lista de atributos que te ajudarão a descrever sua empresa com mais qualidade. Os atributos são recursos que os clientes pesquisam na plataforma como “lojas de jóias” e “como aprender ingles”.
7 - Adicione fotos na sua conta
Existem 3 valiosos motivos para você adicionar fotos na sua conta na plataforma:
Em primeiro lugar está a qualidade da aparência da sua conta, quando o cliente entra na sua loja no google meu negocio não vai se deparar com apenas localizações e números de telefones, vai encontrar fotos do lugar onde ele provavelmente vai comprar.
Em segundo lugar, postar fotos constantemente mostra o algoritmo que você está ativo na plataforma, subindo cada vez mais para o topo da lista.
É em terceiro, mas não menos importante, o engajamento sobe com a postagem de fotos. De acordo com as últimas pesquisas , os clientes têm 42% mais chances de solicitar instruções de direção para uma empresa se o perfil da empresa tiver fotos e 35% mais chances de clicar para acessar o site.
Conheça agora 7 exemplos de fotos que tem o potencial de impulsionar as suas vendas. Veja clicando aqui.
8 - Conquiste várias avaliações
Conquistar avaliações positivas é o fator chave para conseguir ganhar mais visibilidade que os seus concorrentes. Isso acontece porque, as avaliações fazem com que o google te coloque em uma posição melhor na rede de pesquisa e são o fator número 1 na compra do consumidor.
Então não se esqueça de pedir ao seu cliente para avaliar o seu negócio sempre que comprar de você.
Uma ideia utilizada por muitos négocios locais é a utilização de um totem ou cartaz físico no balcão de atendimento que solicita que o comprador deixe uma boa avaliação. Em casos de atendimento online, muitas empresas enviam uma mensagem solicitando gentilmente a avaliação do produto ou serviço prestado para o melhoramento do que está sendo entregue.
9 - Faça publicações no seu perfil comercial
Assim como nas plataformas Tik Tok e Instagram, sua empresa também deve publicar conteúdos no google meu negócio, as postagens são criadas no painel do google meu negócio e aparecem na “seção de atualização”.
Veja alguns modelos de postagens que podem te ajudar:
- Fotos dos produtos campeões de vendas.
- Mostrar o interior e o exterior da sua loja.
- Fotos dos produtos que chegaram para os clientes.
- Vídeos com que chamam a pessoa para tomar alguma ação.
10 - Crie uma sessão de perguntas e respostas
Já reparou que nas páginas das grandes empresas há uma sessão de perguntas e respostas?
Isso acontece porque, antes de realizar uma compra, o seu possível cliente ainda tem diversas objeções que o impedem de tomar uma decisão:
- Essa empresa é real?
- Esse produto vai me ajudar?
- Será que esse produto vale mesmo a pena?
- Ele entrega tudo que promete?
- Quais as forma s de pagamento?
- Etc
E é para resolver objeções como essas que o google te dá a opção de fazer a seção de “perguntas e respostas”.
Funciona da seguinte forma, qualquer pessoa pode perguntar e qualquer pessoa pode responder, isso pode ajudar sua empresa como também pode atrapalhar a sua divulgação na plataforma.
Tome muito cuidado com suas respostas nas perguntas dos clientes, não demore tanto para responder às perguntas positivas quanto às perguntas negativas.
Caso ainda não tenha perguntas, você mesmo pode tomar a iniciativa de colocar as principais dúvidas e responder elas logo em seguida.
Com esses 10 passos o seu google meu negócio sua empresa vai bombar, conseguindo estar no topo das páginas procuradas pelos clientes.