Vender produtos na internet é uma excelente alternativa, tanto para pessoas que desejam desenvolver uma renda extra, quanto para empreendedores que precisam readequar seus negócios físicos á nova realidade do mercado.
Contudo, muitos se enganam ao achar que, basta escolher um bom produto e subir em um site para que ele “magicamente” comece a vender.
Ao invés disso, é preciso entender cada etapa da jornada de compra do cliente e resumir isso em um funil. Dessa forma, será possível atrair pessoas, apresentar o produto e converter vendas.
Siga lendo para ter acesso ao funil de vendas completo.
O que é um funil de vendas?
O funil de vendas é uma ferramenta que mapeia o caminho que um potencial cliente percorre até efetuar uma compra. Este caminho é dividido em etapas, desde o primeiro contato do cliente com a empresa até a concretização da venda. Cada etapa do funil de vendas representa um obstáculo que o potencial cliente precisa superar para avançar para a próxima etapa e, eventualmente, converter-se em um cliente.
A principal vantagem de utilizar um funil de vendas é que ele permite identificar com mais precisão onde estão os principais gargalos do processo de vendas da sua empresa. Isso porque, ao mapear todas as etapas do processo de venda, fica mais fácil visualizar onde os potenciais clientes estão abandonando o funil e, assim, trabalhar para reduzir as taxas de abandono e aumentar as taxas de conversão.
Outra vantagem do funil de vendas é que ele fornece uma visão geral do desempenho das equipes de marketing e vendas da sua empresa. Ao monitorar o desempenho das equipes ao longo do tempo, fica mais fácil identificar quais estratégias estão funcionando e quais precisam ser melhoradas.
O funil de vendas que será revelado a seguir tem o potencial não só trazer vendas para o seu negócio online, bem como transformar toda essa operação de vendas em algo automático, que consome menos tempo e esforço conforme o passar do tempo.
Veja á seguir!
Fontes de tráfego
As fontes de tráfego são as principais maneiras pelas quais os usuários acessam um site ou aplicativo. Elas podem ser divididas em dois grandes grupos: fontes orgânicas e fontes pagas.
As fontes orgânicas de tráfego são aquelas que não envolvem o pagamento de um valor para o site ou aplicativo receber o tráfego. Isso inclui coisas como pesquisas nos mecanismos de busca (como o Google), redes sociais (como o Facebook) e outros sites que redirecionam visitantes para o seu site.
As fontes pagas de tráfego, por outro lado, envolvem o pagamento de um valor para receber tráfego. A maneira mais comum de obter tráfego pago é através de anúncios online, onde você paga para colocar anúncios em sites relevantes para o seu negócio. E caso deseje contar com especialistas em anúncios online para levar novas pessoas todos os dias para o seu site através de anúncios, basta solicitar uma reunião gratuitamente com a equipe de especialistas da agência AEX.
Canal de conversão
Os canais de conversão são aqueles que nos permitem alcançar nossos objetivos de marketing e, consequentemente, converter mais visitantes em clientes.
Dependendo do objetivo que queremos alcançar, os canais de conversão podem variar. Por exemplo, se o nosso objetivo é aumentar as vendas, precisaremos focar em canais que nos permitam converter mais visitantes em compradores.
Independentemente do objetivo, é importante entendermos como funcionam os diferentes canais de conversão e quais são os melhores para alcançá-lo. Vamos conhecer alguns dos principais canais de conversão:
- Whatsapp busines
- E-commerce
- Instagram shopping
- Market Places
Remarketing
O remarketing é uma estratégia de marketing online que visa alcançar os internautas que já visitaram o seu site, mas não converterem. É uma forma de “seguir” os usuários na internet e lembrá-los da sua marca, produto ou serviço, oferecendo-lhes anúncios relevantes quando eles estiverem navegando em outros sites.
O remarketing é extremamente eficiente para aumentar as taxas de conversão, pois mostra a sua oferta novamente para apenas para aqueles que têm um grande potencial de se tornarem seus clientes.
Você pode criar campanhas de remarketing por:
- Anúncios online
- Call center
- Sms
- Mensagens de Whatsapp
Com isso, as pessoas que desejam finalizar a compra que já começou, serão direcionadas novamente para o seu site.
Vantagens do remarketing
A principal vantagem do remarketing é a possibilidade de impactar positivamente o comportamento dos internautas em relação à sua marca, produto ou serviço. Isso porque ele oferece a você a oportunidade de reverter situações em que o potencial cliente demonstrou interesse no seu negócio, mas acabou não concretizando a compra.
Outra grande vantagem do remarketing é que, quando feita por anúncios, gera resultados mensuráveis. Isso porque toda campanha desse tipo pode ser monitorada através dos principais métricas do marketing digital, como alcance, taxa de cliques (CTR) e taxa de conversão. Assim, fica muito mais fácil saber se a estratégia está sendo bem-sucedida e rentável para o seu negócio.