Como vender no WhatsApp: 3 técnicas indispensáveis

Se você deseja aumentar as vendas do seu negócio, mas não tem dinheiro nem o tempo necessário para criar um site, o WhatsApp é o principal canal para atingir seus clientes imediatamente, sem nenhum custo de forma muito fácil.

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens diretas e indiretas mais usado no mundo; cerca de 1,3 bilhão de pessoas o utilizam para se comunicar diariamente com amigos, familiares e empresas,  gastando mais tempo trocando mensagens do que em seus perfis do Facebook ou Instagram.

Por isso, apesar do WhatsApp não ter nascido como uma ferramenta de marketing, as empresas podem utilizar esse canal para vender seus produtos ou serviços . Além disso, a flexibilidade nas respostas, pode gerar vendas com mais facilidade e rapidez para o cliente.

Por que optar por vender pelo WhatsApp?

 Atualmente, o WhatsApp business é o maior canal de atendimento ao cliente do mundo, concedendo que o seu usuário possa se conectar com seu cliente a qualquer momento, sem necessitar do deslocamento do seu cliente até o estabelecimento que o produto ou serviço se encontra.

Também é ótimo para comunicações digitais, permitindo que você alcance até 256 pessoas de uma vez, usando uma lista de transmissão, story e até grupos vips.

Como um canal de marketing, ele pode ser usado para montagem de catálogo dos produtos ou para enviar mensagens diretamente aos clientes potenciais, apresentando produtos, serviços ou tirando dúvidas constantes do seu lead.

Veja á seguir, 3 estratégias indispensáveis para você que deseja vender pelo Whatsapp.

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1- Crie um Script de atendimento

Script de vendas é um texto que contém os pontos que um vendedor deve abordar quando o cliente entrar em contato pelo whatsapp. O script de vendas deve trazer produtividade para a área comercial e evitar que tópicos importantes sejam deixados para trás.

Para criar um bom script de vendas pelo WhatsApp, deve-se reunir em um documento as principais informações a respeito da sua empresa, dos produtos ou serviço, além de se atentar a quem é seu cliente em potencial, ex: mulheres, de 30 a 40 anos que gostam de vestidos floridos. 

Defina os objetivos que você deseja apresentar com seu script, por exemplo: venha visitar nossa loja, confira os produtos disponíveis, confira o nosso site, além de apresentar diferentes tipos de abordagem para o seu cliente.

2- Faça Listas de Transmissão

A lista de transmissão é simplesmente uma lista de seus contatos do WhatsApp. No WhatsApp Business, você pode usar uma lista de transmissão para enviar mensagens para todos os seus leads ao mesmo tempo.

Você pode fazer uma lista com seus potenciais clientes, clientes que já compram e até os que só entraram em contato. Dessa forma, os destinatários receberão sua mensagem como se fosse uma mensagem individual, normal.

Isso significa que, todos os seus leads irão receber uma mensagem com o mesmo tema escrito por você. Logo, as mensagens também chegarão de forma individual, na aba de conversas.

Assim, você poderá aproveitar para oferecer novamente o seu produto para um cliente que, por um imprevisto, esqueceu de finalizar a compra.

3- Movimente os Status

Você já considerou a publicidade de status do WhatsApp como uma ferramenta de venda? Aposto que não. E sinto informar, você realmente está perdendo uma grande oportunidade de vender muito.

Como já falamos o WhatsApp é atualmente o mais popular aplicativo do mercado. Usar o status todo dia para anunciar o seu trabalho, seus produtos ou ainda suas vagas abertas na agenda, podem te dar uma vantagem muito acima dos seus concorrentes.

Muitas pessoas utilizam o status assim como utilizam o story do instagram. Dessa forma, se torna um excelente local para postar fotos, vídeos e ofertas que tem o poder de desenvolver o desejo de compra de algum possível cliente que já tem o seu contato salvo. 

Considere postar: 

  • Provas sociais de pessoas que já compraram o seu produto. 
  • Vídeos descontraídos do dia-a-dia da sua empresa. 
  • Fotos de alta qualidade. 
  • Ofertas em datas especiais. 
  • Novos lançamentos. 
  • Reposições de estoque. 
  • Benefícios da utilização dos seu produto.
     

Com esses 3 passos fantásticos sua empresa vai estar a anos luz na frente dos concorrentes, no entanto essas estratégias devem ser usadas todo dia sem falta para conseguirem um resultado construtivo.

Veja o caso de donas de loja que multiplicaram suas vendas através do trafego pago.

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