Porque aprender como vender no Tiktok? Esta plataforma chinesa é realmente é um ponto fora da curva na internet, e pode fazer a sua empresa se tornar também um ponto fora da curva.
Reflita sobre isso, no Tiktok você consegue encontrar de tudo, desde super celebridades brasileiras até mega empresas querendo vender os seus produtos. Pode ser o melhor lugar para criar uma comunidade de clientes que vão comprar da sua loja como nunca.
O crescimento veloz da cultura do Tik Tok significa que é o lugar perfeito para sua marca deslanchar as vendas. Já que estamos todos cientes de como o marketing do Tik Tok pode ajudá-lo a alcançar novos públicos e aumentar sua base de clientes, mas o aplicativo é muito mais poderoso do que isso.
Como vender produtos no tiktok?
Um tempo atrás, as empresas apenas postavam qualquer conteúdo no feed e esperavam que os Tik Tokers comprassem organicamente os seus produtos na plataforma. Então, em 2021 a plataforma criou o TikTok shop.
Com a criação do TikTok Shop, a rede social permite que os usuários comprem qualquer produto sem precisar sair do aplicativo. Assim, essa integração cria o ambiente perfeito na plataforma para gerar vendas na plataforma.
Seus primeiro passo é configurar sua página corretamente (atendendo aos requisitos do TikTok), com a criação rápida da sua loja seus clientes vão conseguir comprar seus produtos rapidamente.
Aqui estão 7 passos para sua empresa começar a vender agora no Tik Tok:
Deseja atrair mais clientes e começar a vender na internet?
1. Estabeleça seu nicho
Determine primeiramente qual a idade do seu público alvo. Já sabendo que a maior quantidade de usuários do TikTok é composta por adolescentes, seguidos pela faixa etária de 20 a 29 anos e depois pelos de 30 a 39 anos. Com esses números você já deve determinar para qual idade seu produto deve ser vendido .
Com a definição da idade do seu público alvo, você vai escolher qual tipo de conteúdo sua empresa irá produzir. Sempre olhando os parâmetros dos seus concorrentes.
Por exemplo, digamos que você venda roupas femininas. Procure na hashtag #modafeminina e aprenda sobre os tipos de vídeos que as suas concorrentes estão produzindo. Criar igual no começo não tem problema nenhum.
2. Configure sua como conta comercial
Depois de descobrir como funciona a plataforma, é hora de configurar sua conta TikTok para começar a vender. Se você já se inscreveu ou está começando do zero, precisará se certificar de que possui uma conta TikTok for Business.
Configure a sua conta para que ela tenha todas as informações e imagens relevantes da sua empresa e, então, é hora de integrar sua plataforma e-commecer no Tik Tok. Todos os passo a passo das configurações necessárias estão no site da plataforma.
Após todas as configurações você receberá a tag do Tik Tok shopping na sua página. Já podendo começar as vendas.
3. Crie conteúdo diário
Não basta apenas configurar a página sem trazer novos usuários para dentro da sua conta . Para colecionar vendas no TikTok, você precisa criar conteúdo. Mas deve ser conteúdo de qualidade diariamente.
Em alguns casos na plataforma a quantidade pode até superar a qualidade. Mas você precisa se lembrar de uma coisa, sua conta é exclusivamente para vendas. Então o número de curtidas ou seguidores não importa o que importa são os números de vendas realizadas .
Use sempre pesquisas voltadas para o seu nicho participando de tendências da plataforma a todo momento. Seja uma mania de dança ou um meme viral, você pode participar da tendência enquanto promove discretamente seu produto.
Depois de conseguir um número considerável de seguidores, comece também a criar seus próprios desafios na plataforma.
4. Mostre seus produtos nos conteúdos diários
Essa é uma das etapas mais fáceis do processo de vendas, que é apenas mostrar o seu produtos nos conteúdos na plataforma. Sua produção de conteúdo deve ter sempre a mostra o produto a ser vendido nem que seja de relance em algum vídeo, isso sobe o nível de consciência do seu lead.
Usando esse método sua marca vai se tornar cada vez mais forte dentro da plataforma, podem adquirir várias vendas de modo orgânico, sem gastos com anúncios pagos economizando dinheiro e tempo da sua empresa.
5. Influência de alavancagem
Caso você não tenha obtido sucesso explorando as tendências do TikTok, pode partir para os influenciadores TikTok. Sim, o TikTok como o Instagram está repleto de influenciadores de todos os nichos de negócio: que provavelmente podem anunciar seu produto por um preço considerável.
Certamente procure um influenciador que se encaixe completamente no seu nicho, até porque não faz sentido um homem começar a anunciar roupas femininas. Faça sua pesquisa na plataforma, siga quem se encaixa com a personalidade da sua empresa, só após uma escolha certeira faça uma proposta para uma parceria.
Use como exemplo, a cantora Anitta que usa influenciadoras do mundo da dança para promover seus novos álbuns todos os anos.
6. Incentive seu UGC
Se você não sabe o que o UGC significa(conteúdo gerado pelo usuário), criações de hashtags originais da sua marca podem causar uma explosão de seguidores inesperada no seu perfil . Esse é o efeito bola de neve definitivo, que pode resultar em um alcance global inimaginável para sua marca.
O UGC pode assumir ter a forma de um desafio ou meme do TikTok, ou pode ser apenas um único vídeo que se torna viral. Pode ser algo que você convida como marca ou pode ser uma questão de capitalizar uma oportunidade orgânica quando ela surgir.
Um exemplo mais notório disso foi o TikTok altamente viral de Cleyton Silva Santos , que viralizou com a fantasia do homem aranha. O vídeo atraiu a atenção global e foi curtido por várias celebridades. Ganhando milhares de seguidores de um dia para o outro, imagina se sua empresa consegue um vídeo viral igual esse.
Veja o vídeo o Cleyton a seguir:
7. Crie anúncios pagos do seu conteúdo.
Além da venda orgânica sua empresa pode escolher uma forma mais rápida e fácil de vender pelo TikTok, sua empresa pode anunciar seu produto pela central de anúncios do Tik Tok. Mas isso não significa que você não pode promover um post orgânico. Na verdade, é bastante simples colocar um vídeo na frente de mais pessoas com o TikTok Promote.