Quantas vezes você já pensou que só tinha como vender mais se você investisse um valor X?
Talvez esses pensamento estariam correto se estivéssemos nos anos 2000, mas hoje em dia a realidade é muito diferente.
Fique tranquilo, sabemos que muitas vezes os profissionais do marketing e outros donos de negócio quebram o limite da honestidade e pregam demasiadamente a ideia de que só é possível vender mais com investimentos altos. Porém, neste artigo iremos te revelar outras estratégias que vão mostrar como vender mais, sem precisar colocar a mão no bolso.
Deseja atrair mais clientes e começar a vender na internet?
O que preciso para vender mais sem investir
Vamos te contar um segredo: promover um negócio online ou físico – digamos, uma loja de celulares – sem um orçamento é difícil, mas é possível. Você só precisa de tempo e uma mente criativa.
Se você não tem tempo, Infelizmente esses métodos não tem nenhuma chance de funcionar. Então o primeiro passo é criar tempo livre.
Neste processo você precisará estudar cada uma das plataformas que iremos apresenar e adequar a sua estratégia para a que trouxer melhores indícios de resultado para o seu negócio.
Utilize fontes de tráfego orgânico
As fontes orgânicas de tráfego são aquelas que não envolvem o pagamento de um valor para o site ou aplicativo receber o tráfego. Apesar de serem gratuitas, as fontes de tráfego orgânicas são mais incertas, pois você deve dominar os mecanismos de produção de conteúdo para atrair pessoas, ainda estando sujeito ás mudanças da plataforma.
Um bom exemplo de quem consegue utilizar muito bem as fontes de tráfego orgânicas são os influencers. Pois eles entendem como funciona o algoritmo, conseguem produzir conteúdo, reter pessoas e motivar elas a tomarem ações.
Contudo, na realidade da sua loja você precisa ajustar a comunicação e os conteúdos produzidos a fim de trazer pessoas e ás converter em compradoras. Agora, conheça algumas fontes de tráfego orgânico para fazer isso:
- Mecanismos de busca do google.
- Grupos do facebook
- Grupos do telegram
- Postagem de vídeos no tiktok
- Criar um perfil empresarial no instagram
- Página do facebook
- Criação de conteúdo no pinterest
- Google Meu Negócio
- Grupos do facebook
Todas essa fontes de tráfego tem o potencial de atrair pessoas e levar ao seu canal de conversão.
Canais de conversão gratuítos
Os canais de conversão são aqueles que nos permitem alcançar nossos objetivos de marketing e, consequentemente, converter mais visitantes em clientes.
Resumindo, canal de conversão é “por onde você vende”. Por exemplo, se você conta com uma loja física, o balcão é o seu principal canal de conversão.
Mas, se você atende online, ainda pode ter diversos outros canais de conversão sem pagar nada:
- Whatsapp busines
- E-commerce (algumas plataformas não cobram)
- Instagram shopping
- OLX
- Makeplacet do facebook
Independentemente do canal de conversão que você utiliza hoje, é importante entendermos que ter mais canais de conversão podem desbloquear novas possibilidades de vender, pois com isso você estará em espaços que não estava e ainda conseguirá utilizar novas fontes de tráfego.
Remarketing gratuíto
Remarketing é a forma que você tem de atingir novamente a pessoa que ainda não comprou.
Existem muitas formas de fazer isso e diversas são gratuitas. Contudo, apesar de serem gratuítas o mais importante é que essas maneiras de fazer remarketing sejam validadas. Ou seja, que diversas outras empresas utilizem e consigam ter resultados de forma constante com essa estratégia de remarketing.
Primeiramente, para fazer remarketing gratuitamente, você precisa ter ou começar a montar uma lista. Caso você não saiba como fazer isso é só clicar aqui para ler o passo a passo que criamos para que você consiga montar a sua lista de maneira rápida, fácil e segura.
Em seguida, basta enviar ofertas especiais para as pessoas que ainda não compraram, convidando-as a realizar a sua primeira compra. Para isso, você pode utilizar:
- Whatsapp – Grupos, listas de transmissão e até mensagens individuais no privado.
- E-mails – Existem alguns provedores de e-mail como Active campaig, Rd Station e MailChimp que permitem envios gratuitos até determinado números de leads na lista.
- Ligações – Apesar de ser esquecido por muitos, em negócios de ticket alto, a ligação pode atingir altas taxas de conversões.