Se você vende algum produto na internet provavelmente já deve ter recebido diversos pedidos de clientes para “fazer frete grátis”.
Isso acontece porque o frete é o principal fator de decisão na hora da compra. Ou seja, é por causa do preço do frete que muitos clientes decidem se vão comprar em você ou no seu concorrente.
Porém, com margens de vendas cada vez mais apertadas, é bem difícil conseguir entregar um frete gratuito sem tomar prejuízo. É triste perceber que , no desespero de tentar vencer a concorrência, muitos donos de loja online estão perdendo dinheiro ao tentar baixar a sua margem para fazer um frete mais acessível.
E é para resolver esse problemão que estamos aqui! Depois de muito pesquisar e observar o comportamento de compra na internet, descobrimos uma forma de entregar frete grátis sem tomar prejuízo, trocar de transportadora nem plataforma de vendas.
Para isso, basta seguir cada um dos passos desse artigo á risca.
1- Escolha uma região
Você irá escolher uma região para basear o preço do seu frete e padronizar os cálculos que terá de fazer de agora para frete.
Por exemplo, se você vende roupas e está localizada no interior de São Paulo, já consegue estimar um valor de entrega de cerca de 20 reais para toda a região sudestes e sul.
Você pode calcular os custos de frete para diferentes regiões através do “Melhor Envio“.
Isso será suficiente para os seus cálculos.
Ps: Se você está localizada em outra região, isso pode ser um grande diferencial. Pois, com o que aprenderá aqui, conseguirá fazer frete grátis para toda a sua região.
2- Estipule um valor mínimo para o frete grátis
Estipule um valor de comprar que você consegue disponibilizar o frete grátis mesmo sem tomar tanto prejuízos.
Vamos supor que esse valor seja 150,00 em compra no site.
Pode ser que entregando frete grátis para esse valor você saia com um pouco de prejuízo, mas não se preocupe, o foco dessa etapa está em subir o ticket médio em vendas do seu negócio.
Assim que você começar a vender com frete grátis acima de 150,00 você terá validado que “As pessoas querem frete grátis no meu site”. E a partir de então, seguirá para etapas de reajuste inteligente de preço para parar de tomar prejuízo.
3- Calcule o quanto o preço do frete representa no seu faturamento
Para reajustar o preço e parar de tomar prejuízo no frete grátis, o primeiro passo é entender o quanto do valor das suas vendas está sendo deixado na mão das transportadoras.
Por exemplo, se você fez 100 vendas de R$ 150,00 teremos que:
Faturamento = 15.000,00
Custo com frete= 2000,00 (100X20)
Se dividirmos 2000 por 12000 iremos perceber que o custo do frete representa 13% do valor total.
4- Reajuste Inteligente de todo o site
Se o seu custo é com frete é de 13% , isso significa que o seu reajuste de preços deve ser proporcional.
Reajustando o valor de todos os produtos do site, você conseguirá liberar o benefício do frete grátis para todo o site, e não somente para compras acima de 120,00.
Aprendendo o reajuste inteligente
Aumentar os preços do site em 13% de uma só vez irá assustar os seus clientes e diminuir o volume de vendas mensal que conquistou.
Por isso, o reajuste deve ser feito de maneira fracionada e constante para que os seus clientes não sintam o impacto. Um bom percentual vai de 2% a 4% semanalmente. Observe a organização do reajuste:
- Semana 1: Aumento de 3%(baseado no valor inicial)
- Semana 2: Aumento de 3%(baseado no valor inicial)
- Semana 3: Aumento de 3%(baseado no valor inicial)
- Semana 4: Aumento de 3%(baseado no valor inicial)
- Semana 5: Aumento de 3%(baseado no valor inicial)
Se você prestou atenção na ordem dos aumentos, percebeu que ao invés de aumentarmos apenas 13%, realizamos um aumento de 15%. Os 2% de margem excedente servem para custear embalagens, tempo de colaborador gasto na distribuição e até mesmo taxas de imposto cobradas pela transportadora.
Conclusão
Um reajuste de 15% pode parecer muito para você que visualizou esse exemplo, mas vale lembrar que esses valores de reajuste serão feitos de acordo com as margens encontradas no seu negócio.
E pode ter certeza que, quando o seu cliente comparar o valor do seu produto (que tem frete grátis) e o valor do seu concorrente (que cobra frete) ele ainda irá optar por comprar na sua loja.
Ps: Não precisa se preocupar com o seu concorrente, caso ele tente simplesmente entregar frete grátis para ganhar os seus clientes, ele começará a tomar prejuízo, pois não tem as mesmas margens que você e ainda não tem acesso a esse calculo de reajuste que acabamos de te ensinar.