Em pleno século 21 montar um negócio não é mais tão simples assim. Grandes marcas nacionais muitas das vezes não conseguem se conectar com seus compradores na internet. A localização física nos tempos atuais pode ser mais um incômodo do que uma conveniência e uma grande loja hoje deve ter sim sua loja online.
Durante a pandemia essa mudança foi ainda maior, quando o setor de varejo passou por grandes turbulências no mercado físico. Um efeito colateral inesperado dos infelizes eventos globais foi o crescimento das vendas digitais:
Com todos esses acontecimentos, os donos de todos os negócios físicos são praticamente obrigados a criar e iniciar uma loja online.
Nesse artigo vamos te ensinar o como criar loja online e começar a vender da maneira mais rápida.
Veja quais anúncios essas donas de loja utilizaram para alavancar suas vendas.
1. Escolha seu nicho de vendas e defina seu público-alvo
Esse aqui deve ser o seu primeiro passo para iniciar sua loja online é determinar um nicho de mercado que você gostaria de atender. Um erro comum entre os empresários é não se concentrar nos três componentes da escolha do seu nicho de vendas:
- Lucratividade: Se a sua empresa deseja ter um lucro considerável nas vendas, definir bem o nicho para quem seu produto deve ser vendido é importantíssimo para obter o retorno do seu investimento e criar uma loja online lucrativa.
- Pesquisa de mercado: As maiores e melhores lojas on-line montam seu estoque de produtos sob demanda que as pessoas pesquisam sobre aquele específico produto. Se você deseja iniciar uma loja on-line que vende cadeiras de aço, por exemplo, certifique-se de que “cadeiras de aço” seja uma palavra-chave segmentada na internet. Use o google trends para ajudar na sua pesquisa de mercado.
O seu público-alvo deve ser tão importante quanto seu nicho. Antes das vendas sua loja tem quer ter certeza de que os produtos que você vende vão interessar os seus possíveis clientes que eles podem comprar o que você está vendendo sem problemas.
2. Escolha sua linha de produtos
Após você escolher o seu nicho e público-alvo, agora é a hora de decidir qual produto vai ser vendido na sua loja. Esta pode ser a parte mais difícil de começar sua loja online. Você deve ter certeza de que não vai vender nenhum produto com o valor de produção muito alto ou algum produto de difícil procura. Caso você for criar uma loja sem estoque essa decisão pode ficar muito mais fácil.
Com estoque ou sem estoque use teste semanais até achar o produto campeão de vendas, no caso da criação de uma loja com estoque use esse produto campeão para ter uma base do estoque que será criado.
3. Crie o nome da sua loja
Já com a escolha de produtos que vão ser vendidos, o próximo passo é escolher a logomarca e o nome da sua loja on-line. Para alguns donos de e-commerce, essa etapa pode ser muito fácil e, para outros, pode ser muito desafiadora.
Uma forma muito comum que a sua empresa pode usar e ir no é ir a um registrador de nomes de domínio, como o GoDaddy, e pesquisando os domínios disponíveis. Assim você vai começar a eliminar nomes de empresas que já existem no mercado.
Se você nunca fez um logotipo antes, o Canva é um ótimo lugar para começar em caso de pouca verba. Ele oferece dezenas de modelos de logotipo gratuitos e fáceis de personalizar. Mas no caso de uma verba um pouco maior a contratação de um design deve ser prioridade neste primeiro momento.
4. Crie o registro da sua empresa
Para processar os pagamentos de sua loja online, você precisará de um registro da sua empresa. Talvez você até consiga vender pelo seu CPF, mas isso dá a chance que outras pessoas consigam plagiar sua empresa. No caso de uma loja de grande porte isso pode ser um problema sério.
Existem várias vantagens fiscais em registrar uma empresa, como crédito em bancos, o poder de registrar novos funcionários, além de está de bem com a justiça fiscal que podem gerar problemas para seu e-commerce no futuro.
5. Escolha uma plataforma de comércios eletrônicos
Agora chegou a hora de escolher em qual plataforma sua loja online vai começar a vender. No mercado existem várias plataformas excelentes para que sua loja seja um sucesso nas vendas, como Shopify, Zyro e Site 123.
No entanto, cada plataforma tem as suas divergências no funcionamento, que podem afetar no desempenho das suas vendas, portanto, vale a pena reservar um tempo para pesquisar qual a melhor escolha financeira para sua loja.
Melhores plataformas
Aqui estão algumas das melhores plataformas de comércio eletrônico para criar facilmente uma loja online:
- Zyro: Melhor classificação no mercado, ótima também para aqueles que desejam construir facilmente uma bela loja online com ferramentas de marketing integradas.
- Shopify: Melhor plataforma de e-commerce para construir uma loja sem estoque. Nela você já pode se conectar com outros sites como aliexpress entre outros.
- Site123: Melhor para quem está com orçamento limitado, pois oferece planos gratuitos, bem como para quem planeja vender na loja e online.
Para obter mais insights e informações e para ajudá-lo a escolher o qual plataforma usar, use o blog das próprias plataformas acima. Olhar a nota dos sites no reclame aqui também ajuda muito.
6. Crie o site do seu e-commerce
Depois de decidir a plataforma que sua loja vai usar, o próximo passo é acessar a plataforma e criar a sua loja. Embora as etapas variem dependendo de qual plataforma você está usando, normalmente as etapas envolvem mais ou menos os seguintes passos.
Como construir um site de loja online:
- Navegue até a plataforma de sua escolha (por exemplo, Zyro) e crie uma conta.
- Escolha um nome de domínio (normalmente incluído em um plano – caso contrário, adquira separadamente).
- Selecione um modelo ou tema.
- Adicione o nome e o logotipo da sua empresa.
- Personalize sua página inicial, bem como todas as outras páginas da web.
- Adicione seus produtos e crie listas de produtos.
- Configurar um processador de pagamento.
- Defina as configurações (por exemplo, calculadoras de impostos ou frete).
7. Otimize seu site
Assim que estiver tudo funcionando perfeitamente na sua loja, usufrua de mecanismo de pesquisa para que ela seja encontrada on-line como Facebook ads, Google Ads, Tik Tok entre outros. Isso ajudará a aumentar sua visibilidade da sua loja, ganhar mais visitantes e gerar mais vendas – tudo de graça ou com investimento em tráfego pago.
Crie conteúdo orgânico e pago para sua loja, só assim sua loja vai conseguir uma escala de vendas com muita rapidez. Com o tráfego orgânico pode existir demora acentuada para começar as vendas, já com o tráfego pago as vendas podem acontecer na mesma semana da criação da loja.
Lista para alavancar para alavancar a sua loja
Aqui estão várias maneiras de tráfego que podem alavancar suas vendas rapidamente:
- Adicione sua marca a diretórios online.
- Trabalhe com influenciadores para promover sua marca.
- Publicidade online (por exemplo, Google Ads ou Facebook Ads).
- Use o marketing de conteúdo para ajudar seu site a ser encontrado online.
- Crie perfis de mídia social e torne-se ativo neles.
- Programas de indicação ou fidelidade.
- Use press releases (se você tiver produtos altamente exclusivos e inovadores).
- Participei de um programa de marketing de afiliados.
Experimente o marketing boca a boca.
Siga todos esses passos com muita atenção, e caso tenha alguma dificuldade na hora de aplicar esse passo-a-passo basta contatar a nossa agência clicando aqui, sempre teremos um especialista á disposição para te ajudar.