Como atrair clientes para loja: melhores formas hoje

atrair clientes para loja

As pessoas são a alma do negócio! Por isso, atrair clientes para a loja é o que garante que ela se mantenha sempre viva. 

Dito isso, com tantas novas possibilidades lançadas no mercado pelo advento do marketing digital, é comum se sentir paralisada, sem saber por onde começar. 

Neste contexto, o primeiro passo é entender o formato da sua loja: virtual ou física. Caso conte com as duas bases, você terá ainda mais possibilidades de utilização da fontes de clientes. 

Siga lendo para entender como atrair clientes para loja. 

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Canais de conversão

Os canais de conversão são aqueles que nos permitem alcançar nossos objetivos de marketing e, consequentemente, converter mais visitantes em clientes.

Resumindo, canal de conversão é “por onde você vende”. Por exemplo, se você conta com uma loja física, o balcão é o seu principal canal de conversão. 

Mas, se você atende online, ainda pode ter diversos outros canais de conversão: 

  • Whatsapp busines
  • E-commerce
  • Instagram shopping
  • Market Places


Independentemente do canal de conversão que você utiliza hoje, é importante entendermos que ter mais canais de conversão pode desbloquear novas possibilidades de vender, pois com isso você estará em espaços que não estava e ainda conseguirá utilizar novas fontes de tráfego.

Não se assuste, se você tem apenas a loja física, abrir um novo canal de de conversão online já basta para começar a pegar os primeiros clientes da internet. 

Fontes de tráfego (Como atrair clientes)

As fontes de tráfego são as principais maneiras pelas quais você vai atrair clientes para loja, seja para acessar um site ou aplicativo. Ou seja, são “de onde ás pessoas vem”. 

Se voltarmos ao exemplo da loja física, podemos notar que a maioria das pessoas vem da própria rua onde o ponto comercial está localizado, para tanto, a própria rua será considerada a principal fonte de tráfego. Veja na imagem á seguir:

Trafego orgânico

 Da mesma forma, a internet também conta com as fontes de tráfego que tem o mesmo papel de levar pessoas ao canal de conversão, porém com um potencial de levar um volume quase que infinito de pessoas. 

Assim, elas podem ser divididas em dois grandes grupos: fontes orgânicas e fontes pagas.

Tráfego pago

As fontes orgânicas de tráfego são aquelas que não envolvem o pagamento de um valor para o site ou aplicativo receber o tráfego. Apesar de serem gratuitas, as fontes de tráfego orgânicas são mais incertas, pois você deve dominar os mecanismos de produção de conteúdo para atrair pessoas, ainda estando sujeito ás mudanças da plataforma. 

Um bom exemplo de quem consegue utilizar muito bem as fontes de tráfego orgânicas são os influencers. Pois eles entendem como funciona o algoritmo, conseguem produzir conteúdo, reter pessoas e motivar elas a tomarem ações. 

Contudo, na realidade da sua loja você precisa ajustar a comunicação e os conteúdos produzidos a fim de trazer pessoas e ás converter em compradoras. Agora, conheça algumas fontes de tráfego orgânico para fazer isso:

 Todas essa fontes de tráfego tem o potencial de atrair pessoas e levar ao seu canal de conversão.

As fontes pagas de tráfego, por outro lado, envolvem o pagamento de um valor para receber tráfego. Assim como você pagaria para colocar um outdoor na rua mais movimentada da cidade, também é possível colocar a sua empresa em locais da internet onde as pessoas mais estão. 

A maneira mais comum de obter tráfego pago é através de anúncios online, onde você paga para colocar anúncios em sites relevantes para o seu negócio ou aparecer nas redes sociais dos seus potenciais clientes.

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Dessa forma, através dessas fontes ainda é possível mensurar dados como volume de vistantes, custo por aquisição de clientes e os principais interesses dos seus potenciais consumidores, facilitando uma predição de gastos e retornos que os anúncios geram para a sua loja seja ela online ou  física. 

Veja o caso de donas de loja que multiplicaram suas vendas através do trafego pago.

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