Como as eleições e copa podem afetar os anuncios online do seu negócio

Se a sua empresa utiliza a estratégia de anúncios online para captar clientes, esse post pode ser um divisor de águas e salvar o seu negócio da crise dos anúncios dos próximos meses.

Imagina o seguinte…

Qual seria o efeito de um custo de 40%, 60% ou até 80% á mais para fazer o marketing da sua empresa?

Sendo mais claro, caso você pague R$20,00 para captar um novo cliente, qual seria o efeito se do dia para a noite você começasse a pagar R$30,00 ou até R$40,00 em anúncios para fazer uma venda?

É exatamente disso que estamos falando!

Para entender como isso acontece e o que fazer para se safar dessa onda crise, basta continuar lendo.

Como funciona a veiculação de anúncios?

A primeira coisa que você precisa entender é como os anúncios online são precificados.

“Porque estou pagando 1 centavo para que uma pessoa veja meu anúncio?”

Isso acontece porque os anúncios online são colocados em veiculação por meio de leilão.

Um leilão acontece sempre que há uma oportunidade de exibir um anúncio a alguém, e determina qual anúncio será mostrado para essa pessoa.

Imagine que você é dono de uma quadra de futebol e quer aumentar o número de assinantes no seu site. Vamos supor, então que o seu público-alvo seja pessoas de São Paulo que gostem de futebol. Esse público-alvo são as pessoas que poderão receber seus anúncios.

Agora, vamos adicionar outro ingrediente na receita. Suponhamos que uma loja de camisas de futebol, tentando aumentar as vendas, começa a direcionar anúncios para um público-alvo parecido com o seu. A mesma pessoa, isto é, homens ou mulheres que gostam de futebol e moram em São Paulo, se encaixa como público-alvo dos anunciantes, certo?

É aqui que o Leilão entra em ação: através dele a plataforma decide qual anúncio será mostrado a cada pessoa, priorizando a entrega. Assim que o seu anúncio entrar no Leilão, ele vai concorrer com outros que têm o mesmo público-alvo que sua campanha. E mais do que o valor de um lance, ele leva em conta diferentes fatores para decidir quem vence.

“Como assim?”

Significa que o algoritmo faz um cálculo baseado em taxas de interação, volume de investimento e força do anunciante, para decidir quem vence esse leilão e mostra o seu anúncio para o público-alvo (que é o mesmo para os dois anunciantes).

E como isso pode aumentar o meu custo para anunciar?

A grande verdade é que, como esse cálculo leva em consideração o volume de investimento e a “força” do anunciante, quanto mais empresas grandes investem em anúncios, mais difícil é para as empresas pequenas ganharem os leilões. 

Veja o seguinte exemplo:

Você é uma vendedora de semijoias e o seu público-alvo são mulheres de 25 a 40 anos.

A Boticário começa a investir em anúncios, e adivinha só? O público-alvo é o mesmo que o seu, mulheres de 25 a 40 anos de idade. 


Até aí tudo bem…

O problema começa quando o Boticário investe 3 milhões e você investe apenas 3 mil!

Calma, isso não é um decreto de falência! A Boticário não vai ganhar todos os leilões.

Mas esse volume de investimentos vai fazer com que o custo do leilão aumente consideravelmente. Fazendo com que o seu negócio e a própria Boticário paguem muito mais para aparecer para uma mesma pessoa.

Por que isso pode ser visto como uma crise?

A coisa fica realmente feita quando você percebe que não só grandes empresas estão investindo Milhões de reais em anúncios.

A junção destes três grandes eventos irá aumentar de maneira exponencial o custo do leilão nos anúncios online.

Eleições – Com a diminuição do famoso Fundão, os partidos têm menos verba para investir em marketing e começam a optar por investimento em anúncios, que tem um alcance maior do que as mídias tradicionais como carro de som, panfleto e outdoors.

Black Friday –  Como de costume, diversas promoções são criadas por varejistas e o investimento em anúncios online é a primeira escolha para fazer as promoções chegar a mais pessoas.

Copa do Mundo – a Copa acontece de quatro em quatro anos e a melhor oportunidade para patrocinadores como Coca-Cola, Bancos, Pepsi, Ambev, Operadoras de telefone e putras empresas realizarem campanhas de captação de novos clientes e fortalecimento de marca. Mais uma turma investindo pesado em anúncios!

Esses três eventos irão atrair tantos investimentos em anúncios que tem o potencial de disparar com o custo do leilão e afetar significativamente a sua empresa.

Sem terrorismo! Mas tire alguns minutos para calcular o rombo no caixa que a sua empresa teria se dobrasse os custos com o marketing.

Como proteger os anúncios da minha empresa dessa crise?

O que ninguém sabe é que existe uma forma de escapar da guerra do leilão com grandes empresas… 

 

Segmentar de maneira mais precisa o público-alvo, ter criativos que se conectam melhor com seus potenciais compradores, criar ofertas tão atraentes que venderiam até em um negócio físico, ter uma esteira de produtos que complementam a primeira venda, uma estratégia de remarketing para anunciar novamente a um custo menor para quem já viu o seu anúncio… essas e outras técnicas são a chave para que você consiga driblar os grandes anunciantes. 


O que eles não querem que você saiba é que, apesar de investirem um caminhão de dinheiro, utilizam uma estratégia de anúncios padrão! Que não tem um aproveitamento tão alto do dinheiro investido!

É como se investissem mais ao invés de investir de forma inteligente!

E é aí que o seu negócio pode brilhar, ganhando o leilão com um custo mais barato que a maioria das outras empresas!

Quando você tem uma estratégia personalizada, consegue segmentar melhor o seu público, conectar mais com os possíveis compradores, flexibilizar ofertas para se tornarem mais atraentes, fazer um remarketing poderoso e etc.

Isso irá fazer a sua empresa investir com mais inteligência e se sobressair, mesmo que outras empresas invistam milhões a mais.

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